~ História ~

Transformice é um jogo online de plataforma francês e gratuito baseado em Flash lançado pela Atelier 801, sendo desenvolvido pelos fundadores da companhia: Melibellule (Mélanie Christin) e Tigrounette (Jean-Baptiste Le Marchand)2 . Como outros minigames desenvolvidos pelos mesmos, este minigame foi primeiramente lançado no website jeuxonline.info. O conceito do jogo foi lançado em minigames anteriores a este, chamados Extinction e Aaaah!, criado pelos mesmos desenvolvedores.
Hoje o Transformice é um jogo muito popular, chegando à 30 mil (trinta mil) jogadores online em todos os servidores3 , atualmente alcançando, em média, cerca de 20.000 jogadores online em todos os servidores ao mesmo tempo. O jogo mudou muito desde os seus tempos primordiais (ano de 2010), ficou um jogo mais evoluído, acrescentando diversas funções para a melhoria do game e essas mudanças envolveram novas paisagens nos mapas, mais itens na loja, uma melhor interface, mudanças nos pisos e nos mapas e outras utilidades. Também já teve eventos comemorativos (Natal, Halloween, Dia dos Namorados, Aniversário de 1 ano, etc.) e também eventos solidários, para arrecadar dinheiro para doações(como Brazil Cheese Day e Help Turkey Weekend). Transformice tem um mini game chamado Shaman Showdown (criado pelo jogador Cheezhunter)4 , onde o objetivo é matar os inimigos presentes para passar de fase, como em outros jogos de plataforma (exemplo: Mario) e um outro aplicativo oficial da Atelier 801 chamado Run for Cheese.
Transformice está além do próprio jogo e do fórum, presente em vídeos no YouTube mostrando tutoriais e a jogabilidade, algumas comunidades nas redes sociais OrkutFacebook e Twitter e também contém vários blogs, denominados de "fã-sites", o mais famoso internacionalmente, chamado Cheeseformice. O Cheeseformice foi criado por Sourdough e é muito importante para o funcionamento do Transformice em si, pois lá tem informações que o jogo em si não contém, como o ranking, uma cachê dos mapas, uma prévia dos acessórios dos jogadores (ratos), entre outros. Em 17 de junho de 2012, foi anunciado no site oficial que o jogo recebera uma nova funcionalidade do motor Flash Player, chamada multithreading, para diminuir a famosa lag do jogo.5 . Diante de problemas de compatibilidade entre o multithreading e o antigo standalone do jogo, Tigrounette criou um novo standalone, ainda com mais recursos que o anterior, incluindo o multithreading6. Para infelicidade de alguns, o multithreading foi removido do jogo sem nenhum aviso ou motivo, e alguns dizem que foi pelo simples motivo de que o recurso trazia muitos bugs.
Apesar de ter sido lançado em 2010, a origem do Transformice aconteceu em Abril de 2008, com a criação do website extinction.fr, e do jogo Aaaah!, que tem um propósito muito semelhante ao de Transformice, onde um personagem principal deve guiar os demais até algum ponto, que sempre é uma "porta" no canto superior direito dos mapas.7 Logo depois, veio Poisson (que significa Peixe em francês), com uma temática também parecida. O jogo não foi muito popular, e foi cancelado depois de pouco tempo do seu lançamento. Melibellule, a criadora de Poisson, estava procurando algo novo em que trabalhar depois de seu fechamento, quando um homem chamado Jean-Baptiste Le Marchand (conhecido pelo pseudônimo Tigrounette) propôs a sua ajuda em um pequeno jogo em Flash.
A ideia proposta por Melibellule a Tigrounette foi a de um jogo onde todos os ratos podiam se transformar em objetos simples (daí o nome Transformice: transform (transformação) + mice (ratos) em inglês), para se ajudarem uns aos outros a pegar o queijo. Após alguns testes, chegaram à conclusão de que esse modo de jogo não era muito divertido, principalmente se só houvessem duas pessoas jogando. Então tentaram fazer com que os ratos invocassem os objetos ao invés de se transformarem neles, mas ainda assim não deu certo, pois todos invocavam qualquer coisa em qualquer lugar. Após pensarem mais um pouco, decidiram que os poderes de invocação deveriam ser dados a apenas um rato, que deveria salvar os outros (em certas exceções matar os ratos), e assim nasceu o personagem Shaman.8
O conceito do Transformice é bem simples: você é um rato e deve obter o queijo e levá-lo à toca. No jogo, há diversos mapas, com vários obstáculos diferentes pelo qual os ratos devem passar para chegar ao seu objetivo. Para ajudá-los nessa tarefa, há o Shaman, que é um rato com poderes mágicos e que pode invocar diversos objetos, como pedaços de madeira e caixas, para levar os ratos até o queijo e trazê-los de volta. O Shaman é trocado a cada rodada, e é substituído pelo jogador com mais pontos na sala. O jogo é prejudicado pelos hackers (cheaters) e versões piratas do mesmo, pois, para as mesmas ganhar fama, é preciso divulgar no jogo original.
A interface do jogo é bem simples. Há um chat, bem embaixo, em que você pode interagir com os demais usuários (há chats diferentes para cada modo, como tribo, cochicho, dentre outros). Também há duas áreas, que definem o ranking dos usuários da sala e, o da direita, dos usuários do turno (rodada). Na barra superior, é possível conferir dados como nome do mapa, número de jogadores na sala, nome da sala etc.
Também é possível utilizar emoções (também conhecido como emoticons ou smiles) para que o rato as reproduza, tais como rir, chorar, dançar, "facepalm", sentar, etc. Há dois botões em que você pode visualizar a ajuda, regras e o "fullscreen" (tela cheia). Há também um menu, em que você pode acessar a maioria das funções disponíveis do jogo, como, tribo, lista de amigos etc.
Recentemente foi adicionado no jogo um chat chamado "café", onde o jogador cria um tópico de algum assunto, e os outros ratos podem comentar o que acham. Próximo aDezembro de 2014, a interface foi mudada completamente. Agora, existem botões novos. Um deles é o de salas, que você pode visualizar todas as salas de seu servidor que têm no mínimo seis jogadores. O outro dá acesso direto ao fórum da Atelier 801. O último botão novo serve para abrir a interface de opções. Lá é possível escolher detirem direto para a toca, embora haja mapas que não o necessite. O Shaman tem vários itens para ajudar os ratos, como tábuas, caixas, balões, o gelo, dentre outros. Alguns itens como as tábuas, as caixas e o balão precisam de pregos, que podem ser utilizados através de botões do teclado, como B, C, V ou N.
Existem três tipos de Shaman, o Shaman no modo normal, que pode usar o prego vermelho e usar o espírito, o Shaman Hard Mode (Modo Difícil) que não tem a opção de conjurar prego vermelho e espírito, mas é possível criar um totem, um tipo de construção pré-construída onde pode-se utilizar um prego vermelho e o Divine Mode (Modo Divino) Onde o rato não pode contar com a ajuda dos pregos somente com o prego azul, spirit, e nem com a nuvem, para conquistar o Divine Mode é necessário 5.000 ratos salvos no modo normal e 2.000 no Hard Mode. Com mil ratos salvos, o Shaman poderá desbloquear a função Hard Mode. Qualquer tipo de Shaman, seja Hard Mode ou não, pode trocar a cor de suas tatuagens (desenhos da pele) colocando códigos hexadecimais na opção correspondente.
Existem salas que tenham 2 shamans, o padrão azul, e o rosa, nessa sala também há 2 tocas, uma de cada shaman, você pode fazer paz ou guerrear shaman contra shaman e fechar a toca do outro shaman, impedindo que venham saves para esse shaman.Há tambem uma sala na qual os shamans devem matar os ratos,a sala se chama "survivor".alhes como se quer ou não a música do jogo, o filtro anti-insultos, etc.
Como já mencionado, o Shaman é o personagem que ajuda os ratos (discípulos) a pegar o queijo e entrar na toca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário